A educação potenciada pela Inteligência Artificial (IA) é algo que devemos às próximas gerações. Ao lado da saúde, não consigo pensar noutro campo que necessite mais de uma reinvenção. Enquanto alguns professores e escolas veem o uso de ferramentas de IA gerativas como uma forma de batota, proibindo-as integralmente, Emad Mostaque, CEO da Stability AI, salienta: “A educação não é sobre competição. Nós é que a tornámos numa competição. Trata-se de atuação.”
Hoje, quero apresentar uma visão alternativa da educação, potenciada pela IA, onde o processo de aprendizagem é tanto mais personalizado quanto mais eficaz.
Revolucionando o Modo Como Aprendemos
Imagine um futuro em que cada estudante tem o seu próprio tutor AI personalizado, adaptado e atento às suas necessidades. És um aprendiz visual? Aprendes melhor através da audição? És disléxico?
Imagine um AI que, utilizando a câmara frontal de um iPad, estude as expressões faciais de um aluno enquanto este assiste a uma lição. Se o aluno parecer confuso ou entediado, o AI pode mudar de abordagem, ajustando a lição a partir de uma perspetiva diferente ou num nível de complexidade distinto.
Imagine um futuro onde o copiloto AI de um professor se adapta ao estilo e ritmo de aprendizagem de cada aluno, oferecendo uma educação personalizada, incorporando as estrelas desportivas ou cinematográficas favoritas do aluno no currículo. Este pode acompanhar o progresso de um aluno, identificar áreas problemáticas e otimizar em tempo real.
Além do AI, a combinação de AI com Realidade Virtual (VR) promete tornar a aprendizagem “experiencial” e “imersiva”, entregando lições literalmente inesquecíveis e hiper-personalizadas.
Imagine entrar num mundo VR interativo ambientado na Grécia Antiga, cercado pela vibrante Agora, por multidões buliçosas, debates animados e a grande arquitetura de uma cidade-estado no auge dos seus feitos culturais e intelectuais.
Ao caminhar pelos caminhos de pedra, uma figura imponente chama a sua atenção. Sentado num plinto de mármore, um homem idoso irradia sabedoria. Vestido na elegância simples de uma toga branca, com uma barba branca a enquadrar o seu olhar, ele se levanta graciosamente, convidando-o a aproximar-se. “Saudações, viajante,” ele declara com um sorriso amigável, “Eu sou Sócrates, o teu guia aqui em Atenas, no ano de 395 a.C. Posso mostrar-te a cidade e responder às tuas perguntas?”
A História de Sultana
Quando penso em digitalizar, desmaterializar, demonetizar e democratizar a educação, uma das histórias mais impactantes que já ouvi foi-me contada por Sal Khan, Fundador e CEO da Khan Academy, no meu Abundance Summit.
Trata-se da história de uma jovem afegã chamada Sultana que, usando a Khan Academy, educou-se e mudou o curso da sua vida. Sob o regime do Talibã, que proibiu as jovens de frequentarem a escola na sua cidade, a Khan Academy tornou-se a sua linha de vida.
Armando-se de um iPad, da internet e do site gratuito de educação Khan Academy, Sultana ensinou-se a si mesma inglês, filosofia, matemática, ciências e história. “Armada com um iPad, a internet e um website de educação gratuito chamado Khan Academy, ensinei-me inglês. E filosofia. E matemática. E ciência. E história. Queria compreender o mundo em todas as formas possíveis, e o meu lugar nele,” descreve Sultana.
Graças a essa determinação, Sultana realizou o sonho de se tornar física teórica nos EUA, sendo agora membro da faculdade de investigação na Universidade de Tufts, estudando computação quântica.
Desde o sucesso de Sultana, a Khan Academy superpotenciou a sua plataforma usando IA gerativa alimentada pelo GPT-4 da OpenAI. O seu novo produto, Khanmigo, um assistente de ensino potenciado por IA, promete facilitar e tornar a aprendizagem mais eficiente, atuando como um tutor pessoal que interage de forma interativa com os alunos, ajudando com exercícios significativos, diagnosticando erros e incentivando a compreensão em vez da memorização.
Khanmigo não substitui os professores humanos; serve como um copiloto, apoiando os educadores, permitindo-lhes concentrar-se no fomento de competências críticas humanas, como o julgamento e a criatividade, enquanto suporta a avaliação, o planeamento de lições e o fornecimento de orientação personalizada, visando reduzir a carga de trabalho do professor.
O futuro da aprendizagem com tutores AI personalizados para cada aluno promete revolucionar a educação, tornando-a mais acessível, inclusiva e adaptada às necessidades individuais de cada estudante, abrindo caminho para um mundo onde cada aluno pode alcançar o seu potencial pleno.