O que os Professores de Jardim de Infância Realmente Esperam dos Seus Alunos

À medida que as crianças começam o seu percurso educativo no jardim de infância, é comum que os pais tenham expectativas elevadas sobre o que os seus filhos devem ser capazes de fazer. No entanto, é fundamental entender que cada criança se desenvolve a seu próprio ritmo e que as habilidades académicas são apenas uma parte do vasto leque de competências que começam a ser exploradas nesta fase inicial da educação.

Julie Cusano e Matteo Enna, professores de jardim de infância com uma vasta experiência, partilham algumas perspetivas importantes sobre o que é, e o que não é, uma expectativa realista para crianças de 5 anos. As suas reflexões oferecem um contraponto necessário à crescente pressão por conquistas académicas precoces, lembrando-nos da importância do desenvolvimento social, emocional e de habilidades de vida no jardim de infância.

Competências Académicas vs. Habilidades de Vida

Embora a aquisição de competências académicas, como adição, subtração e reconhecimento de formas tridimensionais, seja parte integrante do currículo do jardim de infância, Cusano enfatiza a importância de as crianças chegarem com habilidades de vida, como ser capazes de vestir-se independentemente ou reconhecer o próprio nome em impressão. Estas competências fundamentais proporcionam uma base sólida sobre a qual as competências académicas podem ser construídas organicamente ao longo do ano.

A Importância da Socialização e da Brincadeira

Enna expressa preocupação com o fato de o foco no académico deixar menos espaço para a aprendizagem social e emocional das crianças, que é igualmente importante. A habilidade de ler expressões faciais dos colegas e responder adequadamente, reconhecendo emoções próprias e dos outros, estabelece uma fundação baseada na empatia. As interações sociais e a brincadeira desempenham um papel crucial no desenvolvimento dessas competências essenciais.

Conversas Importantes

Outra forma valiosa de preparar as crianças para o jardim de infância, e para a vida em geral, é envolvê-las frequentemente em conversas. Estas interações estimulam a expressão de ideias, fomentam a curiosidade e desenvolvem habilidades de escuta. Enna salienta o impacto negativo que o uso de ecrãs por adultos pode ter na quantidade e qualidade dessas interações vitais, enfatizando a importância de colocar de lado os dispositivos digitais para cultivar momentos de curiosidade e conexão.

Conclusão

A entrada no jardim de infância marca o início de uma jornada educativa que vai muito além das competências académicas. As habilidades de vida, a socialização, a empatia e a curiosidade são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. Como sociedade, e especialmente como educadores e pais, devemos valorizar e promover um ambiente educativo equilibrado que reconheça e nutra todos os aspetos do desenvolvimento infantil. Assim, ao invés de nos concentrarmos exclusivamente em metas académicas, devemos aspirar a criar indivíduos bem-arredondados, capazes de explorar o mundo com confiança, compaixão e curiosidade insaciável.

fonte:

https://www.huffpost.com/entry/kindergarten-teachers-students-skills_l_65e9ee9ee4b026052a529a39

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